Dessanilização

Dessalinização é um processo físico-químico de retirada de sais da água, tornando-a doce e própria para o consumo e ou para processo quimico.

 

Osmose Reversa JUDO - Econômica e Inovadora

O método de osmose reversa está provado ser um dispositivo que respeita e não afeta o meio ambiente.
Considerando este fato é uma forma razoável para remoção dos sais dissolvidos nas águas naturais.

A dessalinização ocorre através de um processo puramente físico, de modo que os produtos químicos, se as etapas pré e pós tratamentos tornam-se necessárias, somente serão adicionados em pequenas quantidades. A dessalinização é realizada através de membranas semipermeáveis, que, devido a sua estrutura retém quase que completamente os sais dissolvidos, além de substancias orgânicas, carbono orgânico total (TOC - Total Organic Carbon), bactérias e vírus. A água límpida produzida está sempre disponível, o concentrado resultante pode ser conduzido, sem nenhum tratamento adicional, para a canalização.

 

Método da Osmose Reversa - Econômica e tecnologicamente perfeita

Se agua salgada e agua pura são separadas por uma membrana semi permeável, a água salgada será diluída de acordo com a lei da natureza da osmose pela sucção de água pura, que penetra na membrana de separação.

Este processo causa um aumento do volume da salmoura e consequentemente uma elevação da pressão diferencial entre a solução e a água, que é geralmente conhecida como pressão osmótica.

Se artificialmente uma pressão maior que a osmótica é aplicada na salmoura a reversão do processo inicia: água é pressionada através da membrana na direção reversa, por meio da qual as substancias dissolvidas ficam como um resíduo.

 

Dessanilizador On-Line JOS 2 F-O

Para a dessalinização de água potável sem ferro e manganês com pressão na tubulação de água (mínimo 3 bar) sem pré-tratamento com dureza máxima de 20 °dH.

É recomendada a instalação de unidade de abrandamento para dureza acima de 10 °dH. É possível instalar a unidade em frente do tanque de armazenamento temporário com baixa pressão e com a instalação de bomba auxiliar JUDO, ou integrado diretamente na tubulação e ligado na torneira. Neste caso, nem um armazenamento temporário adicional nem uma bomba auxiliar são necessários.

 

Unidade de Osmose Reversa JUDO

 

JOS 4-7 G e G-KUnidade de Osmose Reversa JUDO - JOS 4-7 G e G-K

Unidade pré fabricada em um quadro aberto, pronta para operação, tubulação hidráulica e instalação elétrica, assim como unidade dupla de abrandamento JM-DX 60, filtro (cartucho), válvula solenóide automática, para água de alimentação, bomba rotativa para redução de ruído, módulos espirais de poliamida, medidor do fluxo de água pura, salmoura e recirculado, medidor de condutividade, retirada automática da salmoura, controle automático para todos os parâmetros das operações importantes como excesso de pressão, condutividade, vazão mínima de água, gabinete de controle IP 54, fonte de alimentação (220 V/60 Hz).

Igual ao JOS 4-7 G-K entretanto, sem a unidade de abrandamento JM-DX 60.

Dados técnicos:

  • TOS 500 mg/litro;
  • Temperatura da água de alimentação 12 °C;
  • Índice de densidade do sedimento (lodo) máximo 3;
  • Índice de incrustação (sujeira) 15 %;
  • Capacidade mínima do sistema de rejeição de sal é de 98%.

Importante: Mudanças de desempenho devem ocorrer caso a água tenha características diferentes daquelas usadas para definição do projeto.

 

Unidade de Osmose Reversa JUDO

JOS 16 - 380 G

Unidade pré - fabricada em um quadro aberto, pronta para operação, tubulação hidráulica e instalação elétrica, filtro (cartucho), válvula solenóide automática, para água de alimentação, bomba centrifuga de alta pressão e múltiplo estágio feita em aço inox, módulos espirais de poliamida, medidor do fluxo de água pura, salmoura e recirculado, medidor de condutividade, retirada automática da salmoura, controle automático para todos os parâmetros das operações importantes como excesso de pressão, condutividade, vazão mínima de água, gabinete de controle IP 54, fonte de alimentação (440 V / 60 Hz).

 
Tipo JOS 16 G

Unidade de Osmose Reversa Online JUDO
Para produção de água dessalinizada sem produtos adicionais

A produção e fornecimento de água dessalinizada, diretamente para o consumidor, sem nenhum produto adicional, é possível através das unidades de osmose reversa JUDO.

Sob a condição do consumo de água, ser constante para a maioria dos casos, os acessorios JUDO para osmose reversa completa nosso padrão de unidades de osmose reversa, tipo JOS 4-7 G e G-K, para conseguir uma versão “Online” e protege, por meio de armazenamento de pressão, pequenos picos no fluxo. A capacidade de uma osmose reversa é reduzida, com relação a versão Online.

 
Tipo JOS 4 G-K com equipamento online

 

Unidade de controle para consulta: osmose reversa, qualidade da água pura de saída, assim como a circulação interna da água pura e do concentrado, válvula solenóide, mudança da pressão mínima / máxima e armazenamento de pressão, mangueira de pressão para conexão ao armazenamento de pressão de alimentação.

Dados técnicos:

Tipo JROZ 3 JROZ 5 JROZ 3 JROZ 14 JROZ 20
Volume de estocagem (litros) 35 50 80 140 200
Conexão para alimentação de água 3/4" 1" 1" 1" 1"
Código do produto 8471034 8471035 8471036 8471037 8471038

Eletro Deionização JUDO
Tratamento Contínuo da Água - Água com Ultra Pureza

 

Contipure JUDO

Produção econômica de água dessalinizada através de unidades simples especialmente projetadas. Completo abandono de ácido e soda cáustica, bem como de um tratamento de águas não é necessário.

Função: Na primeira etapa (pré tratamento) da água a ser tratada é o abrandamento e através de uma unidade de osmose reversa, dessalinizada em mais de 98 %. Uma célula de eletro dessalinização com alto desempenho, que é alimentada pela agua pura da etapa de osmose reversa, assume a dessalinização residual .

Água completamente dessalinizada e produzidas, com um gasto mínimo de eletricidade, através de uma inovadora configuração de câmaras, que são alternadamente preenchidas com resinas de troca aniônica e catiônica, e separadas por membranas seletivas e eletrodos de tensão em corrente contínua. Adicionalmente, no mesmo tempo, CO2, SiO2 e TOC são removidos.

A resina de troca iônica é permanentemente regenerada em um campo elétrico sem o uso de regeneradores.

Ao contrario de células de eletro dessalinização similares e unidades convencionais de leito misto, para uma completa dessalinização, ocorre um crescimento da contaminação microbiana da resina. É reduzido devido ao contato direto dos eletrodos especiais com a resina de troca iônica. Uma condutividade residual abaixo de 1,3 mS/cm é assegurada. Normalmente são obtidas condutividades residuais abaixo de 0,1 mS/cm.


Eletro Deionização JUDO

CONTIPURE 300 - 1500

 

 

Unidade pré fabricada de eletro dessalinização, pronta para operação, tubulação hidráulica interna e instalação elétrica para a dessalinização residual de uma água pura (osmose reversa) livre de dureza, consistindo de:

  • Célula de eletro dessalinização com câmaras, preenchidas com resinas de troca iônica de alto desempenho separadas por membranas de troca seletiva de íons;
  • Eletrodos especiais;
  • Limitador de fluxo de salmoura, fonte de corrente contínua;
  • Dispositivo de lavagem da célula;
  • Controle automático para todos os parâmetros das operações importantes como condutividade, vazão, voltagem, controle elétrico para a unidade completa CENTIPURE JUDO.

 

Dados Técnicos

Tipo Contipure 300 Contipure 900 Contipure 1500
Vazão do Produto (l/h)* 100-300 300-900 700-1500
Salmoura(%) 5-10 5-10 5-10
Eletrodos de lavagem de água (%) 1-5 (min. 15 l/h) 1-5 (min. 15 l/h) 1-5 (min. 15 l/h)
Condutividade residual (us/cm) < 0,1 < 0,1 < 0,1
Conexão de entrada (mm) 20 25 25
Conexão de saída (mm) 20 20 25
Conexão de Salmoura (mm) 10 10 10
Fonte de energia (V/Hz) 230/50 230/50 230/50
Consumo máximo de energia (W) 360 480 750
Dimensões:comprimento x largura x altura (mm) 600x500 x 1380 600x500 x 1380 600x500 x 1380
Comparação da diluição em relação a unidade de Osmose Reversa JOS - JUDO**
JOS 4 G (l/h) 140 - -
JOS 7 G (l/h) 250 - -
JOS 16 G (l/h) - 580 -
JOS 20 G (l/h) - 740 -
JOS 30 G (l/h) - 900 1080
JOS 50 G (l/h) - - 750
Código do Produto 8540030 8540031 8540032

* O desempenho do pré tratamento (osmose reversa e abrandamento) depende da performance da diluição e da quantidade da água a ser tratada.

** Sob consulta unidades com outras capacidades e tamanhos.

 


Unidade projetada com osmose reversa e CONTIPURE
 

Fornecimento, Instalação, Start-up e Treinamento.


Solicite um orçamento